"Não ouça tão depressa toda essa dissonância"

Professor doutor Marcelo Rocha lança livro de crônicas

Vale Livro em sua primeira edição na 26ª Feira do Livro

Projeto de Lei oferece cupom de desconto de R$ 10 para alunos ganhadores do Prêmio Leitura na Escola

Pequenos Escritores

Projeto "Pequenos Escritores" lança livro durante a Feira.

Programação alterada no último dia de Feira

O mau tempo alterou a programação do último dia. Confira!

Estandes especiais na 26a Feira

Conheça o Café da Feira e o estande da Agricultura Familiar

sábado, 29 de outubro de 2011

Livreiros em evidência: a Feira chega ao fim com bons resultados

por Rafael Junckes

Foto: Luísa Souza


 A 26ª Feira do Livro de São Borja chegou ao fim com grande repercussão e uma das melhores estruturas e atrações culturais dos últimos anos. Mas e qual a essência de uma Feira do Livro? Os livros, claro. Graças aos livreiros de São Borja e região muitas obras puderam ser lidas e compradas pelo público que prestigiou o evento. Conversamos com esses profissionais, que ajudam a levar mais conhecimento e cultura à população, para saber suas impressões sobre os quatro dias de Feira.

Entre eles é unanime o reconhecimento de que a 26ª edição da Feira teve uma boa organização e apoio. Lanches, água, suporte nos estandes e camisetas estão entre os itens que ajudaram a proporcionar melhorias positivas e tranquilidade ao trabalho. No entanto, as vendas foram ligeiramente mais baixas que nos anos anteriores.
Estande da Livraria São Mateus

Estande da Livraria Superação



 “O nível da Feira vem aumentando, participo em 18 cidades e apenas três ou quatro fazem uma estrutura tão boa quanto à de São Borja”, afirma Paulo Cesar Alves, que traz pelo terceiro ano a livraria São Mateus, de São Gabriel.

Laila Mahmud Marchezan, que há cinco anos participa com a Livraria Superação, de São Borja, relata que “a organização está muito boa, mas a comercialização não, talvez pelo período”. Laila acredita que as próximas edições devem acontecer em inícios de mês e que o trabalho de divulgação precisa ser reforçado. Ela afirma que há quem tenha descoberto “por acaso que a Feira estava acontecendo”.

Os livros que ganharam mais destaque nos estandes foram os de gêneros infantis. Maricele Pereira, da Consermaq, relata que foram mais de 60 livros vendidos a R$ 10 para as crianças das escolas municipais. “Oferecemos mais livros infantis e infanto-juvenis, para atender quem participou do projeto “Vale Livro”. Iniciativa que possibilitou que obras literárias fossem adquiridas sem custo por estudantes.

Veja também:

Pedro Paulo Graczcki da Livraria São Paulo, de Cachoeira do Sul, e que também é gestor na produção de feiras, elogia a estrutura de São Borja, “as vendas foram razoáveis, mas a Feira está excelente, muito bem organizada”. Pedro também se surpreendeu pelo grande público noturno recebido, fato que ele não observa em outras cidades, “as atrações culturais favoreceram”, analisa.

A literatura espírita também esteve em evidência, dois estantes ofereciam exclusivamente obras com temáticas relacionadas ao espiritismo. Vagner Lopes Oliveira, da livraria da Associação Espírita José Ferreira de Moraes, relata que neste ano as vendas foram um pouco mais baixas, mas que a comercialização superou o número de 40 exemplares.
Estande da Livraria Consermaq
Estande da Livraria São Paulo

Estande da Livraria da Associação Espírita José Ferreira de Moraes



 Os três primeiros dias de evento ocorreram com grande público e sem imprevistos. Neste sábado (29), último dia, o mau tempo interferiu na programação e apenas as sessões de autógrafos foram realizadas. A venda de livros acabou sendo prejudicada, favorecendo resultados mais baixos que de anos anteriores.

Os livreiros são grandes protagonistas de bastidores da Feira do Livro. Graças ao trabalho realizado por eles a Feira ganha mais vida literária e movimento cultural, representados nas muitas obras comercializadas.


Mais notícias sobre a Feira:

Sessão de autógrafos do livro "Direitos Sociais Reinventados"

por Liziane Wolfart

Foto: Renan Guerra

Foto: Renan Guerra

Na tarde deste sábado (29) aconteceu a sessão de autógrafos e divulgação do livro "Direitos Sociais Reinventados", organizado por Elias Medeiros Vieira com textos dos alunos da Especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Sessão de autógrafos do livro "Rodeio dos Versos II"

Foto: Luisa Souza


O autor José Luiz dos Santos em sessão de autógrafos de "Rodeio dos Versos II", no Teatro da Feira.
O livro surgiu a partir de poemas escritos desde 2008. Em 2010, "Rodeio dos Versos" foi lançado na Feira do Livro de Santa Maria. A continuação é de 2011, com escritos que ficaram de fora do primeiro e outros inéditos.

Programação alterada no último dia de Feira

por Débora Carvalho

Foto: Débora Carvalho

Foto: Rafael Junckes


Devido à chuva, as atividades da  manhã deste sábado foram canceladas na Feira.
A programação da tarde e da noite também foi modificada: o show musical com Mário Barbará e as apresentações musicais não vão acontecer, mas estão confirmadas todas as sessões de autógrafos com os  escritores José Luiz dos Santos (Rodeio dos Versos II), Elias Medeiros Vieira (Direitos Sociais Reivindicados), Valdi Ercolani (Inocêncio e o Inicio da Jornada) e José Nelson Corrêa (De Sol a Sul).Venha prestigiá-los no Teatro da Feira!