sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Primeira edição do "Vale Livro"

Alunos premiados receberam o Vale Livro nesta segunda-feira (24/10) na Câmara de Vereadores



O Vale Livro é um subsídio para alunos da rede municipal de ensino para aquisição de obras literárias durante a 26ª Feira do Livro de São Borja. O custo do vale é de R$ 10,00 e beneficia alunos participantes do prêmio Leitura na Escola. O projeto foi instituído em Lei Municipal número 4.424, de 29 de julho de 2011 e foi aprovado, dia 27 de julho, em reunião extraordinária na Câmara de Vereadores.

O Prêmio Leitura na Escola, que atinge cerca de 800 estudantes, é a base para o Vale Livro e uma oportunidade para que os alunos de toda rede de ensino – municipal, estadual e particular – possam ter acesso garantido à diversas obras literárias em suas bibliotecas.

Taiane de Ávila Santos esteve presente na Feira do Livro
 ontem (27/10) para adquirir o livro com o Vale
De acordo com vereador Valério Cassafuz, autor da ideia, o Vale Livro surgiu como um incentivo às crianças que não têm condições de comprar livros. “Acredito que o Vale Livro possa cada vez mais incentivar as crianças que possam vir a Feira do livro não só com a professora para visitar, para caminhar e muitas vezes ver e não poder adquirir”, afirma. Na última segunda-feira, dia 24 de outubro, ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores a entrega do vale aos participantes do Leitura na Escola. 


Mais notícias sobre a Feira:
Rádio Chulé divertindo o público
Apresentação teatral "A dona Joaninha"
Contação de histórias das alunas do CESB

A supervisora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Flores, destaca a expectativa pelo retorno da iniciativa. “Esse ano nós tivemos trezentos e vinte e nove participantes. Com a divulgação do Vale Livro no ano que vem nós teremos muito mais. Os alunos, os professores, bibliotecários estão muito felizes, porque é um incentivo para o aluno que lê”, diz.



Elton Fraga foi um dos ganhadores do Vale Livro
A Escola Municipal Neith Aragon Motta participa do Projeto Leitura na Escola desde a primeira edição, ao todo são sete. De acordo com a supervisora da instituição, Juliane Peroti Vargas da Silva, a implantação do Vale livro é muito importante. “Para os alunos do ensino da rede municipal que não têm muito acesso, condições pra comprar um livro vai ser bem importante (...) os alunos vão ficar mais motivados, vão ter acesso maior aos livros”. Ela também aponta que as bibliotecárias também vão às salas, conversam com os alunos e emprestam livros para os alunos participarem, o que também incentiva os professores a motivar ainda mais alunos para participarem do projeto.

Henrique Kunzler, estudante da quarta série da instituição, é um dos alunos ganhadores do Vale Livro. Para ele, a leitura é fundamental para sua formação e o incentivo dos professores é muito importante. “A gente lê bastante, a professora leva um monte de livro pra sala de aula, eu li um bem grande, trezentas e poucas páginas”, afirma, orgulhoso.

Acessibilidade: ouça o áudio desta reportagem





Saiba mais:



0 comentários:

Postar um comentário